Confira dicas práticas de como você pode fazer a diferença e ajudar a natureza — mesmo optando pelas fraldas descartáveis
(Foto: Thinkstock)
veja também:SAPATINHO DE BEBÊ EM FELTRO
Você já pensou o que acontece com todas as fraldas descartáveis que os bebês usam, depois que elas vão para o lixo? Fazendo um cálculo hipotético, se uma criança usar 5 por dia (e, principalmente, no início, sabemos que o número vai bem além disso), depois de dois anos, serão jogada no lixo mais de 3.600 fraldas. Tudo o que produzimos e consumimos — desde que nascemos — gera impacto na natureza. Mas. com pequenas mudanças na rotina, é possível ter uma atitude mais sustentável. Veja dicas de especialistas em meio ambiente sobre como você pode diminuir sua pegada ecológica, mesmo quando opta pelas fraldas descartáveis:
1) Não use sacolinhas plásticas
Colocar as fraldas dentro de sacos plásticos antes de jogá-las no lixo pode até parecer uma boa ideia para evitar que aquele cheirinho ruim se espalhe pela casa. Mas, ao tentar resolver um “problema”, você acaba gerando ainda mais resíduo. Nesses casos, dá para recorrer às sacolinhas biodegradáveis ou aproveitar outras embalagens que já seriam descartadas, como o saco do arroz ou do pão, por exemplo.
(Foto: ThinkStock)
Se possível, evite usar lencinhos umedecidos. Ainda que sejam super práticos e facilitem a vida dos pais nos passeios fora de casa, por exemplo, eles podem ser vilões para o meio ambiente. A melhor solução, quando for possível, ainda é usar toalhinhas reutilizáveis, daquelas de tecido, que lavamos depois de usar. Um estudo da Associação Europeia de Itens Descartáveis e “Não Tecidos” (EDANA) mostrou que, em comparação com os lencinhos umedecidos, as toalhinhas são menos “perigosas” para o solo e para os oceanos. Você pode tentar aderir a essa estratégia, pelo menos, quando estiver em casa.
3) Jogue o cocô na privada
Uma vez jogadas no lixo, todas as fraldas vão para um aterro sanitário. Lá, se misturam com outros tipos de materiais e podem levar centenas de anos para se decompor. Enquanto a reciclagem de fraldas descartáveis não se populariza no Brasil, uma alternativa é jogar o cocô na privada e, só então, colocar a fralda na lixeira. Pode parecer óbvio, mas esse é um jeito de garantir que o cocô irá para rede de esgoto e receberá tratamento antes de ser despejado no oceano. Mas lembre-se: só as fezes devem ir para a privada. Todos os outros materiais (como lencinhos umedecidos, sacolinhas plásticas, algodões e fraldas, por exemplo) devem ser jogados no lixo.
(Foto: Thinkstock)
veja também:Kit higiene bebe
4) Prefira as fraldas biodegradáveis ou reutilizáveis
Existem dezenas de opções de fraldas de fralda de pana no mercado,que podem de reutilizadas depois de lavar. Disponíveis em vários modelos e tecidos, se bem conservadas, elas podem acompanhar a criança do nascimento até a fase de desfralde - e o melhor de tudo: sem gerar lixo! Agora, se a falta de praticidade é o que te impede de usar as opções de pano, as fraldas biodegradáveis podem ser uma alternativa: elas são descartáveis e só podem ser usadas uma única vez. A diferença é que, ao contrário das fraldas comuns, as biodegradáveis são produzidas com materiais que demoram menos tempo para se decompor e, assim, geram menos impacto à natureza.
Nem sempre dá para usar as opções reutilizáveis em 100% das situações. Nesse caso, considere alternar os tipos de fralda: use as de tecido quando estiver em casa e leve as descartáveis só quando for passear ou viajar.
Fontes: Ana Paula Silva, empreendedora social e idealizadora da linha Bebês Ecológicos, da Morada da Floresta (SP), e Celi Pereira, chefe de divisão do programa de educação ambiental do programa Lixo Zero da Prefeitura de Guarulhos (SP)
Fontes: Ana Paula Silva, empreendedora social e idealizadora da linha Bebês Ecológicos, da Morada da Floresta (SP), e Celi Pereira, chefe de divisão do programa de educação ambiental do programa Lixo Zero da Prefeitura de Guarulhos (SP)
revistacrescer
5 maneiras de usar a fralda com menos impacto para o meio ambiente
Reviewed by Ateliê da Jack
on
abril 28, 2019
Rating:
Nenhum comentário: